quarta-feira, 25 de agosto de 2010

360° Europa

25 de agosto de 2010

Estava indo tão bem ontem... A N-VA fez declarações otimistas ao jornal Le Soir, dizendo que as negociações tinham ido de vento em popa durante o dia. Todavia, La Libre Belgique nos conta como foi a reunião político-técnica da noite: um fiasco. PS, Ecolo e CDH bateram a porta para parar a briga.
Os princípios gerais da revisão do financiamento do Estado e das entidades federais foram discutidos. Necessitam análise aprofundada pelos experts, o que, como observa um negociador citado por La Libre, levará semanas ou meses. Em outras palavras, não há nada de concreto. E sem falar na pedra no sapato dos francófonos, a cisão de Bruxelas-Hal-Vilvorde, o pesadelo BHV, que, segundo o jornal La Dernière Heure, foi o pomo da discórdia de ontem à noite. Resta hoje ao negociador-mor Elio Di Rupo (PS) de amainar os ânimos e continuar as negociações com sua paciência infinita.

Mas a Bélgica não se resume à reforma do Estado. Le Soir e La Libre Belgique tratam também do espinhoso caso do ex-bispo de Bruge Roger Vangheluwe. Segundo os periódicos, a demissão do bispo não foi espontânea. Cansados de ver Vangheluwe ser considerado como um padre ideal da Igreja, seu sobrinho, outrora abusado sexualmente pelo tio, e sua família fizeram pressão para que o bispo se demitisse. Os assessores e outras pessoas ligadas ao ex-bispo estavam a par dos abusos cometidos pelo mesmo. A situação havia se tornado insustentável e ele acabou deixando o cargo.

Ainda falando em mundo cão, La Meuse comenta o assassinato de Alicia Damoiseaux, de 16 anos, encontrada morta domingo à noite em Liège. Samuel W., de 19 anos, assume ter matado a jovem, porém diz não ter tido a intenção de matá-la. Aparentemente, ela foi batida até a morte por ter se recusado a ter relações com o mesmo. A família da vítima está escandalizada por um outro ator neste drama: Facebook. Uma página fora criada em homenagem a Damoiseaux; um espaço para que seus amigos ou outras pessoas pudessem se exprimir face ao drama e dizer adeus. A página foi invadida por trolls (assim conhecidos na Internet), isto é, pessoas com perfil falso que deixam mensagens desagradáveis. No caso de Damoiseaux, os trolls denegriram sua imagem com mensagens perversas na página onde ela deveria ter sido homenageada.

Para alegrar um pouco as notícias, La Meuse comenta o reinado latino-americano no concurso de Miss Universo (alguém ainda assiste isso?) e La Dernière Heure publica uma galeria de fotos com a nova vencedora, a mexicana Jimena Navarrete. Segunda-feira em Las Vegas, a jovem de 22 anos passou frente à favorita venezuelana e levou para casa o título de mulher mais bonita do mundo. Nos últimos dez anos, sete títulos foram para a América Latina. La Meuse conclui: as latino-americanas são as mais belas e representam o novo padrão de beleza feminina. Pois é, gente, nós somos lindas... ; )

Mudando agora de país e de assunto, lemos o artigo do Corriere della Sera sobre a Síndrome da Fadiga Crônica (SFC). O periódico cita um artigo publicado na primavera pela revista científica Science (14/05/2010), no qual a síndrome foi associada ao retrovírus XMRV (da mesma família dos causadores da Aids e da leucemia). No entanto, quatro outros estudos posteriores não confirmaram essa hipótese. E agora outra pesquisa indica correlação da doença com outro retrovírus da mesma classe do primeiro, o MRV. Pesquisadores de Harvard Medical School de Boston, do National Institutes of Health e da Food and Drug Administration (FDA) acharam sequências genéticas do MRV no sangue de pacientes - e nenhum traço de XMRV. A ligação da doença com retrovírus pode eventualmente levar a tratamentos com antiretrovirais, como os que tratam a Aids. Alguns pacientes já o fazem, como comentado no popular blog do Dr Jamie Deckoff-Jones. Há foruns na Internet, sobretudo americanos, que se dedicam ao assunto, como por exemplo o Phoenix Rising.

Como na Itália se fala do primeiro-ministro Berlusconi todos os dias, às vezes se esquece que os italianos têm também um presidente da República, Giorgio Napolitano. Pois hoje é Napolitano quem aparece na capa do site de La Repubblica. O presidente respondeu rapidamente à carta que lhe fora endereçada por três operários demitidos pela Fiat, Giovanni Barozzino, Antonio Lamorte e Marco Pignatelli,. Os mesmos haviam recorrido ao Tribunal de Melfi para voltarem ao trabalho, contudo não tiveram sucesso. Enviaram então a uma carta para o presidente da República, publicada na íntegra pelo jornal em outro artigo. O Napolitano respondeu compreender perfeitamente a aflição dos operários desempregados. Mas diz não poder intervir na decisão judicial, pois estaria ferindo um dos princípios básicos da democracia: a independência do poder da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário