quinta-feira, 12 de agosto de 2010

360° Europa

12 de agosto de 2010

A reforma do Estado, incêndios na Rússia e carne clonada se encontram nas primeiras páginas dos sites da imprensa belga de hoje. Citando outros jornais, Le Soir anuncia que a reforma do Estado belga vai custar entre 12 e 15 bilhões de euros. As eleições de junho catapultaram o N-VA, partido separatista flamengo, e seu líder, Bart De Wever no norte do país e o PS (partido socialista) e seu líder, Elio Di Rupo no sul. O programa do N-VA se focaliza num enfraquecimento do papel das instituições federais e fortalecimento das regionais. De Wever começou a negociação e agora é a vez do valão Di Rupo. Sete presidentes de partidos políticos negociam o futuro institucional da Bélgica. La Libre Belgique indaga qual será o futuro da capital Bruxelas, objeto de desejo do norte e do sul do país. Segundo a RTBF, as bases da grande reforma foram discutidas, porém ainda não há consenso a respeito de que áreas exatamente devem passar do domínio federal para o regional. O que se sabe, a grosso modo, é o montante dessa transferência, isto é, mais de 10 bilhões de euros. RTL vê duas saídas possíveis às negociações: ou a Bélgica será composta por duas partes, a Flândria e os francófonos ou em três, a Flândria, a Valônia e Bruxelas. A Bélgica vive momentos decisivos de sua história; a reforma atual pode vir a ser a mais importante que já vivenciou.

Os incêndios na Rússia e a proximidade de áreas contaminadas em Chernobyl se mantém nas principais manchetes da imprensa belga.

Outra manchete trata do prefeito de Stavelot, Thierry de Bournonville, que foi apunhalado por seu filho mais velho, Pierre-André, hoje. Suas costas, o rosto e os braços receberam várias punhaladas. O prefeito foi evacuado para o hospital de helicóptero ao passo que seu filho subiu ao teto da casa e ameaçou se suicidar. Finalmente, foi convencido a descer e seu pai não corre risco de vida, segundo La Meuse, o primeiro jornal a anunciar o ocorrido.

Outro assunto de forte presença é o escândalo da carne americana clonada que se encontra nos pratos belgas. Uma vaca clonada teria "dado luz" a quatro touros e quatro vacas. Três dos quais teriam sido abatidos e exportados mundo afora. Segundo a Agência pela Segurança da Cadeia Alimentar (AFSCA), agência da União Européia, citada por Le Soir, La Libre Belgique, a RTBF e a RTL, a carne que se encontra na Bélgica não é clonada, pois seria da terceira geração. Foi o jornal britânico The Guardian quem denunciou a presença da carne clonada na Grã-Bretanha e na Bélgica. A prática de clonagem seria considerada normal nos Estados Unidos, porém não é frequente em consequência do custo alto - só animais excepcionais são clonados. A AFSC lembra que não há provas dos riscos de carne clonada para a saúde. Todavia, de qualquer forma, é proibido na Bélgica.

The Guardian comenta o fim de carreira brutal de David Beckham da seleção inglesa. Diante das câmeras de televisão, Beckham foi tratado por Fabio Capello de velho (35 anos) demais para defender as cores inglesas nos gramados. Beckham se recuperava de um problema no tendão de aquiles. Agora, precisará de muito mais energia e paciência para curar o ego ferido.


BBC News cita o chefe das Forças Armadas iraquianas, o General Babaker Zebari, o qual afirma que a retirada das tropas americanas do território iraquiano seria prematura. Obama está satisfeito com o progresso no Iraque e pretende terminar com operações de combate em agosto e iniciar a retirada de tropas no final de 2010. Dos 64.000 soldados atuais, 50.000 devem ficar até 2011. Segundo o general Zebari, o exército iraquiano não estará pronto para assumir o vazio deixado pela retirada antes de 2020. Ele pede que o governo americano deixe suas tropas estacionadas no Iraque até lá. Caso contrário, o general teme pela segurança em seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário