quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O Império da Fome

Andando pelas ruas de Bruxelas hoje, vi A publicidade omnipresente do momento: a coleção de outono de H&M. O que vi nos cartazes nos pontos de ônibus foi a cara da fome. Um bilhão de pessoas no mundo sofre de fome porque não tem acesso à comida. Jamais se viu no planeta tanta fartura de alimentos, a miséria diminuiu em 15% nos últimos dez anos, porém os pratos de um bilhão de seres humanos continuam vazios. E os pratos das modelos e manequins também. Para garantirem seu ganha-pão, privam-se de alimentos.

O que se vê nos cartazes da campanha de H&M? Uma jovem à beira da anorexia, uma pessoa mal-nutrida vestida com a coleção de outono. H&M está associando sua imagem à privação de comida. Se eu fosse acionária, não aprovaria uma campanha apoiada na carência alimentar.

As empresas clientes jogam a responsabilidade nas agências de modelos e manequins, que lançam a bola para os estilistas, que acham normal mulheres altas vestindo tamanho 34. Todos são responsáveis. Deixem nossas jovens comer!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma jovem entre 15 e 18 anos com pouca atividade física deve consumir 2.125Kcalorias por dia. Cláudia Schiffer afirmava comer 800Kcal/dia e suas formas arredondadas faziam fantasmar os homens. A jovem ilustrando os cartazes de H&M está muito aquém ao exibir suas pernas esquálidas.

Acham que estou exagerando? Deem uma olhada na coleção de H&M aqui. Querem saber mais sobre as recomendações nutritivas da OMS? Procure o quadro 4.6 no documento sobre Human Energy Requirements para as jovens e o quadro 4.5 para os jovens (em inglês).

Um comentário:

  1. Adoro essa loja! Cabe no meu bolso e tem coisinhas diferentes daqui. Mas desde a coleção de 2009 (às vezes dou uma fuxicada no site) notei isso. Extremamente magras, elas ficam perfeitas em roupas que nos deixariam com aspécto obeso. Enquanto elas usam tamanho P, me vejo comprando tamanho G. Uma frustração!

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