segunda-feira, 4 de outubro de 2010

360° Europa

4 de outubro de 2010

Eleições Presidenciais vistas por dois jornais belgas e um francês

Como bem lembra Le Soir, as eleições de ontem não se limitaram à escolha de um novo presidente da República. Os postos de governadores, deputados federais e senadores também estavam em jogo. No entanto, o foco escolhido nesta postagem se concentra na presidência. Os três principais candidatos tiveram: Dilma Roussef (PT) 46,9%, José Serra (PSDB) 32,6% e Marina Silva (PV) 19,35% (os dados devem ainda se alterar, pois os artigos consultados e a postagem foram realizados com cerca de 99% das urnas contadas). O azarão Plínio Salgado obteve 0,87% segundo o Jornal do Brasil. Le Soir comenta o apoio incondicional do presidente Lula da Silva à sua protegida Dilma, a passagem de Serra no Ministério da Saúde e sua luta pelos remédios genéricos, assim como a batalha ecológica de Marina Silva, parte dela ao lado do seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988. As sondagens indicavam Dilma vencedora em 3 de outubro. Contudo, como não obteve 50%, afrontará Serra dia 31 de outubro. Segundo Le Soir, Marina Silva deu a entender que o candidato que ela apoiará terá de adotar algumas de suas propostas.

La Libre Belgique mostra Marina Silva como o elemento surpresa das eleições. Segundo La Libre, Marina foi o catalisador do segundo turno. O artigo da Libre e do Soir são praticamente idênticos. Aparentement, ambos se contentaram em publicar o texto da agência de notícias AFP. Há, é claro, a opção de ler em inglês a cobertura da AFP diretamente no site, que é diferente. Clicar aqui e na foto da Dilma e do Tarso Genro.

Uma bela cobertura das eleições brasileiras é a do jornal francês Le Monde. Baseado em textos da agência Reuters, publicou vários artigos afins. Deu o resultado das eleições (lembremos que ainda não é definitivo), citou comentários dos candidatos principais, publicou vídeo sobre os cerca de 135 milhões de eleitores, dentre outros assuntos. Se, em alguns artigos, como aquele a respeito da política externa do governo Lula, pode-se indagar quanto à imparcialidade do jornal, em compensação em outros, como o artigo sobre "o produto Dilma", nota-se que a candidata do PT, ou melhor, a candidata de Lula é vista de forma mais crítica do que seu mentor. Levando-se em conta a quantidade de artigos afins, vale a pena dar uma olhada no site do Le Monde. Em outra postagem, veremos a edição hors-série sobre o Brasil publicada recentemente.

Lembrando ainda que votar é obrigatório e os brasileiros residentes no exterior têm obrigação de votar. Votam exclusivamente para a presidência a cada quatro anos.

Só para completar, o fenômeno dessas eleições foi o humorista e agora deputado Tiririca. Seu slogan "Vote no Tiririca, pior do que está, não fica" foi um sucesso estrondoso. Tiririca é o deputado com mais votos, um milhão e trezentos mil, informa o JB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário