segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Hereafter - Além da Vida



Além da Vida (Hereafter), o mais recente filme de Clint Eastwood, trata do além. O operário americano George Lonegan (Matt Damon) é atormentado por suas capacidades mediúnicas, que seu irmão deseja explorar comercialmente. Quase morta pelo tsunami, a jornalista francesa Marie Lelay (Cécile de France) se sente perdida e tenta encontrar um sentido no que ocorreu. O jovem londoniano Marcus (Frank MacLaren) fica desesperado quando seu irmão gêmeo Jason (George MacLaren) falece num atropelamento.


Para falar de Além da Vida, é necessário traçar duas linhas paralelas : O Sexto Sentido de Manoj Night Shyamalan e Magnolia de Paul Thomas Anderson.


Assim como O Sexto Sentido, Além da Vida trata do além. Vivos e mortos se conectam num mundo sem sentido. O filme de Shyamalan apresenta o aspecto grotesco e explora os medos que nós vivos sentimos dos mortos – fantasmas com aparências deformadas e tão realistas que parecem concretas. Além da Vida de Clint Eastwood põe os vivos diante da fonte de nossas agonias: todos morremos um dia. A morte nos vem sem distinção de classe, gênero, idade, etnia, etc. A ceifadora nos leva quando menos esperamos, porém alguns de nós voltam à vida. Essa experiência de quase-morte é o fio condutor da narrativa.


A estrutura do filme se assemelha à do Magnolia, na medida em que se compõe de um mosaico. Personagens cujas histórias evoluem separadamente acabam se encontrando e marcando o percurso de uns e de outros. A diferença é que o filme de Anderson constrói um quebra-cabeça complexo e o de Eastwood se concentra em três personagens : o operário George Lonegan (Matt Damon), um médium de verdade, a jornalista Marie Lelay (Cécile de France, que apesar do nome é belga) perdida após sua experiência de quase-morte e Marcus (Frank MacLaren), que se vê desorientado com o falecimento de seu irmão gêmeo e os charlatões onipresentes no universo mediúnico. Lonegan é americano, Laley é francesa e Marcus é britânico. Em circunstâncias normais, jamais se cruzariam. E, no entanto, o filme tece lentamente uma rede na qual os personagens tendem para o centro e se encontram. Seus encontros marcarão suas existências.


Eastwood põe em cena as questões essenciais da vida, isto é, aquelas que são relativas à morte. Tem o bom gosto de não responder às mesmas. E, ao contrário de Shyamalan, que brutalmente expunha os vivos aos mortos, Eastwood coneta os dois mundos (se é que se possa dizer isso) de forma sutil. Para o último, a morte pode ser brutal, contudo o além não.


O ambiente é mantido por um jogo de luzes bem definido. Já em Menina de Ouro (Million Dollar Baby), Eastwood jogava com as luzes e deixava cenários escuros, agora com Além da Vida o diretor leva essa escolha mais adiante. O início do filme numa bela praia asiática, onde abundam a luz e a vida, contrasta com o resto onde as paisagens são feias, a luz é pouca e os ambientes são um tanto o quanto lúgubres.


Além da Vida é um filme recomendado para maiores de 18 anos. Não tem sangue jorrando, nem cenas de sexo, sequer palavrões. É a maturidade do tema e o ritmo lento que levam à esta recomendação.


Site oficial do filme.
Trailler legendado do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário